NORMAS PARA SUBMISSÃO
NORMAS PARA SUBMISSÃO
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão rejeitadas.
SUBMISSÃO DE ARTIGOS
- Modelo de Artigo
- Os artigos científicos poderão ser apresentados por pesquisadores das mais diversas áreas científicas e de qualquer grau de ensino.
- Para a submissão do artigo, é necessária a prévia inscrição do(s) autor(es) no evento.
- Os artigos acadêmicos submetidos deverão refletir proposta teórica resultante de pesquisa científica enquadrada em um dos Grupos Temáticos (GTs).
- O artigo deverá:
- ser inédito;
- conter resumo em língua portuguesa e estrangeira (inglês, espanhol, francês ou italiano) com extensão entre 100 e 250 palavras;
- conter no mínimo 03 (três) palavras-chave na língua portuguesa e na estrangeira;
- conter desenvolvimento e referências;
- possuir de 15 a 20 laudas no formato Word – A4, posição vertical; fonte Times New Roman; corpo 12; alinhamento justificado; sem separação de sílabas; entrelinhas com espaçamento 1,5; parágrafo de 1,5 cm; margem: superior e esquerda: -3 cm, inferior e direita: -2 cm;
- as citações devem obedecer às regras da ABNT.
- O conteúdo do artigo é de inteira responsabilidade do(s) autor (es).
- Os artigos poderão ser escritos em coautoria com até 02 (dois) autores, no máximo (Professor Orientador não conta como autor e pode figurar mesmo em artigos que contem com dois autores). Não serão aceitos artigos com 3 ou mais autores.
- Cada autor poderá submeter até 02 (dois) artigos para apresentação no evento, desde que para GTs diferentes. Caso o autor envie os dois artigos para o mesmo GT, um deles será, de ofício, realocado pela Comissão em outro GT, desde que cumpridos os demais requisitos para admissão.
- Na hipótese de coautoria, ambos deverão efetuar a inscrição no evento e a submissão deve ser feita somente por um deles.
- Da avaliação dos artigos:
- Os artigos encaminhados serão submetidos à avaliação às cegas (sistema double blind review) pelos membros da Comissão Científica do evento.
- A avaliação, com a atribuição dos conceitos de excelente, bom, regular, ruim ou insatisfatório, seguirá os seguintes critérios:
- Adequação do título;
- Clareza do artigo;
- Aderência temática;
- Relevância do problema;
- Contribuição para a área;
- Qualidade do levantamento bibliográfico.
- Da apresentação dos artigos:
- Os artigos aprovados deverão ser apresentados, na forma de “comunicação oral”, conforme cronograma a ser divulgado no site.
- Somente será permitida a apresentação de artigos pelo(s) autor(es).
- Cada artigos deverá ser apresentado no tempo máximo de 10 (dez) minutos.
- Da publicação dos trabalhos:
- Para a publicação, é obrigatória a apresentação do trabalho e o envio da versão completa e definitiva do artigo científico, em versão .doc, até 15 de julho de 2019, por meio de envio ao e-mail publicacao@dircin.com.br
- Os autores dos trabalhos científicos responsabilizam-se pela autoria e opiniões externadas em suas produções, cedendo automaticamente os direitos de publicação no ato do envio da versão final.
- Situações omissas no presente Regulamento serão decididas pela Comissão Científica.
- As dúvidas relativas à participação na apresentação de artigos e eventuais ajustes no cronograma das apresentações deverão ser encaminhados ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE ao e-mail contato@dircin.com.br
SUBMISSÃO DE PÔSTERES
- Modelo de Pôster
- Poderão apresentar pôsteres científicos somente os alunos da graduação. Os pôsteres poderão ser escritos em coautoria com até 02 (dois) participantes, no máximo (Professor Orientador não conta como autor e pode figurar mesmo em pôsteres que contem com dois autores).
- O conteúdo do pôster a ser submetido deve ser inédito e apresentar uma síntese das informações mais relevantes de pesquisa realizada ou em andamento.
- Cada autor poderá submeter até 02 (dois) pôsteres para exposição e apresentação no evento, desde que para GTs diferentes. Caso o autor envie dois pôsteres para o mesmo GT, ambos serão desconsiderados.
- A Comissão Avaliadora analisará os seguintes itens, atribuindo os conceitos de excelente, bom, regular, ruim ou insatisfatório, a cada um deles:
- originalidade e relevância do trabalho;
- contribuições para o campo de pesquisa;
- qualidade da redação;
- profundidade da pesquisa;
- metodologia utilizada;
- relevância dos resultados apresentados;
- relevância das referências utilizadas.
- O Pôster selecionado para exposição e apresentação oral deverá obedecer às seguintes orientações para produção:
- Quanto ao formato:
- tamanho: 1,10m de altura x 90cm de largura;
- material: pode ser em papel, papelão ou mesmo em produtos disponíveis especialmente para esse fim;
- forma de afixação: deverá ter um cordão na parte superior para que possa ficar pendurado em biombos ou varais.
- Quanto ao conteúdo:
- no cabeçalho: no topo, logomarca do V DIRCIN (centralizado), Brasão da UENP (à esquerda da logomarca do V DIRCIN), logomarca da Instituição de origem dos autores (à direita do logo do V DIRCIN), logo abaixo título em destaque (maiúsculas); nome dos autores (se for bolsista é necessário apresentar o nome da entidade financiadora) acompanhado da nome da Instituição a que está vinculado.
- no corpo do pôster: resumo, palavras-chave, problema de pesquisa, objetivos, referenciais teórico-metodológicos, resultados alcançados e bibliografia utilizada.
- Os pôsteres deverão ser expostos na sede do evento no horário a ser fixado pela comissão e os autores terão até 10 minutos por pôster para realizarem a apresentação oral perante a comissão avaliadora.
- Declaração de Direito Autoral: Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao evento o direito de publicação, ficando permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste evento.
Clique aqui e obtenha mais instruções!