NORMAS PARA SUBMISSÃO

NORMAS PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão rejeitadas.

SUBMISSÃO DE ARTIGOS

  1. Modelo de Artigo
  2. Os artigos científicos poderão ser apresentados por pesquisadores das mais diversas áreas científicas e de qualquer grau de ensino.
  3. Para a submissão do artigo, é necessária a prévia inscrição do(s) autor(es) no evento.
  4. Os artigos acadêmicos submetidos deverão refletir proposta teórica resultante de pesquisa científica enquadrada em um dos Grupos Temáticos (GTs).
  5. O artigo deverá:
    1. ser inédito;
    2. conter resumo em língua portuguesa e estrangeira (inglês, espanhol, francês ou italiano) com extensão entre 100 e 250 palavras;
    3. conter no mínimo 03 (três) palavras-chave na língua portuguesa e na estrangeira;
    4. conter desenvolvimento e referências;
    5. possuir de 15 a 20 laudas no formato Word – A4, posição vertical; fonte Times New Roman; corpo 12; alinhamento justificado; sem separação de sílabas; entrelinhas com espaçamento 1,5; parágrafo de 1,5 cm; margem: superior e esquerda: -3 cm, inferior e direita: -2 cm;
    6. as citações devem obedecer às regras da ABNT.
  6. O conteúdo do artigo é de inteira responsabilidade do(s) autor (es).
  7. Os artigos poderão ser escritos em coautoria com até 02 (dois) autores, no máximo (Professor Orientador não conta como autor e pode figurar mesmo em artigos que contem com dois autores). Não serão aceitos artigos com 3 ou mais autores.
  8. Cada autor poderá submeter até 02 (dois) artigos para apresentação no evento, desde que para GTs diferentes. Caso o autor envie os dois artigos para o mesmo GT, um deles será, de ofício, realocado pela Comissão em outro GT, desde que cumpridos os demais requisitos para admissão.
  9. Na hipótese de coautoria, ambos deverão efetuar a inscrição no evento e a submissão deve ser feita somente por um deles.
  10. Da avaliação dos artigos:
    1. Os artigos encaminhados serão submetidos à avaliação às cegas (sistema double blind review) pelos membros da Comissão Científica do evento.
    2. A avaliação, com a atribuição dos conceitos de excelente, bom, regular, ruim ou insatisfatório, seguirá os seguintes critérios:
      1. Adequação do título;
      2. Clareza do artigo;
      3. Aderência temática;
      4. Relevância do problema;
      5. Contribuição para a área;
      6. Qualidade do levantamento bibliográfico.
  11. Da apresentação dos artigos:
    1. Os artigos aprovados deverão ser apresentados, na forma de “comunicação oral”, conforme cronograma a ser divulgado no site.
    2. Somente será permitida a apresentação de artigos pelo(s) autor(es).
    3. Cada artigos deverá ser apresentado no tempo máximo de 10 (dez) minutos.
  12. Da publicação dos trabalhos:
    1. Para a publicação, é obrigatória a apresentação do trabalho e o envio da versão completa e definitiva do artigo científico, em versão .doc, até 15 de julho de 2019, por meio de envio ao e-mail publicacao@dircin.com.br
    2. Os autores dos trabalhos científicos responsabilizam-se pela autoria e opiniões externadas em suas produções, cedendo automaticamente os direitos de publicação no ato do envio da versão final.
  13. Situações omissas no presente Regulamento serão decididas pela Comissão Científica.
  14. As dúvidas relativas à participação na apresentação de artigos e eventuais ajustes no cronograma das apresentações deverão ser encaminhados ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE ao e-mail contato@dircin.com.br

SUBMISSÃO DE PÔSTERES

  1. Modelo de Pôster
  2. Poderão apresentar pôsteres científicos somente os alunos da graduação. Os pôsteres poderão ser escritos em coautoria com até 02 (dois) participantes, no máximo (Professor Orientador não conta como autor e pode figurar mesmo em pôsteres que contem com dois autores). 
  3. O conteúdo do pôster a ser submetido deve ser inédito e apresentar uma síntese das informações mais relevantes de pesquisa realizada ou em andamento.
  4. Cada autor poderá submeter até 02 (dois) pôsteres para exposição e apresentação no evento, desde que para GTs diferentes. Caso o autor envie dois pôsteres para o mesmo GT, ambos serão desconsiderados.
  5. A Comissão Avaliadora analisará os seguintes itens, atribuindo os conceitos de excelente, bom, regular, ruim ou insatisfatório, a cada um deles:
    1. originalidade e relevância do trabalho;
    2. contribuições para o campo de pesquisa;
    3. qualidade da redação;
    4. profundidade da pesquisa;
    5. metodologia utilizada;
    6. relevância dos resultados apresentados;
    7. relevância das referências utilizadas.
  6. O Pôster selecionado para exposição e apresentação oral deverá obedecer às seguintes orientações para produção:
    1. Quanto ao formato:
      1. tamanho: 1,10m de altura x 90cm de largura;
      2. material: pode ser em papel, papelão ou mesmo em produtos disponíveis especialmente para esse fim;
      3. forma de afixação: deverá ter um cordão na parte superior para que possa ficar pendurado em biombos ou varais.
    2. Quanto ao conteúdo:
      1. no cabeçalho: no topo, logomarca do V DIRCIN (centralizado), Brasão da UENP (à esquerda da logomarca do V DIRCIN), logomarca da Instituição de origem dos autores (à direita do logo do V DIRCIN), logo abaixo título em destaque (maiúsculas); nome dos autores (se for bolsista é necessário apresentar o nome da entidade financiadora) acompanhado da nome da Instituição a que está vinculado.
      2. no corpo do pôster: resumo, palavras-chave, problema de pesquisa, objetivos, referenciais teórico-metodológicos, resultados alcançados e bibliografia utilizada.
  7. Os pôsteres deverão ser expostos na sede do evento no horário a ser fixado pela comissão e os autores terão até 10 minutos por pôster para realizarem a apresentação oral perante a comissão avaliadora.
  8. Declaração de Direito Autoral: Autores mantêm os direitos autorais e concedem ao evento o direito de publicação, ficando permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste evento.

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