GRUPOS DE TRABALHO

O Comitê Organizador do V SIMPÓSIO REGIONAL "DIREITO E CINEMA EM DEBATE" convida os pesquisadores a submeterem artigos e pôsteres para apresentação no evento a ser realizado nos dias 26 a 29 de maio de 2020.

Os artigos e os pôsteres devem ser apresentados dentro de um dos seguintes grupos de trabalho:

GRUPOS DE TRABALHO (GTs)

  1. DIREITO CONSTITUCIONAL E ARTE (Cinema, Música e Literatura);
    • Neste grupo, temas como direitos humanos e fundamentais, direito eleitoral e cidadania, e todos os outros temas da Constituição Federal estão aptos a dialogar com as mais diversas formas de arte. Aqui, o principal instrumento legal do ordenamento jurídico indicará o assunto do debate.
  2. DIREITO CIVIL E ARTE (Cinema, Música e Literatura);
    • Aqui, a discussão dos trabalhos versará sobre o direito civil e os seus tantos enfoques. Neste grupo, debates a partir de problematizações com cunho empresarial, contratual, de família, entre outras, terão o auxílio da arte para conseguir superar e entender as relações entre particulares.
  3. DIREITO PENAL E ARTE (Cinema, Música e Literatura);
    • Neste grupo, o direito penal estará mais próximo da arte. Aqui será o lugar de trazer essa aproximação com os tantos institutos da disciplina, seja das políticas criminais à dosimetria da pena, ou da ressocialização da pena ao tribunal do júri, todos imbuídos pelo fascínio de obras artísticas.
  4. DIREITO DO TRABALHO E ARTE (Cinema, Música e Literatura);
    • Neste grupo, a discussão estará aberta para os dispositivos do direito trabalhista, podendo abordar desde as novas reformas até o trabalho escravo.  Com a ajuda da arte, trazer a discussão para mais próximo da vivência das pessoas é a possibilidade da humanização dessa seara do direito.
  5. DIREITO, BIOÉTICA E ARTE (Cinema, Música e Literatura);
    • A modernização do mundo e as modificações nas relações sociais precisam de um diálogo interdisciplinar com o direito, e assim a arte, que tanto versa sobre esses temas auxiliará na tarefa. Então, discussões mais contemporâneas sobre aborto, clonagem, eutanásia, entre tantos temas, terão aqui seu espaço.
  6. DIREITO, PSICOLOGIA E ARTE (Cinema, Música e Literatura);
    • Neste grupo, o debate abordará como a psicologia está tão próxima do entendimento das pessoas e das relações jurídicas, seja na prevenção ou compreensão de condutas. A arte que escancara essas relações pode ser muito utilizada seja como ilustração ou análise de caso nesse grupo de trabalho.
  7. DIREITO, FILOSOFIA E ARTE (Cinema, Música e Literatura);
    • Neste grupo, os temas envolvendo os domínios da Filosofia do Direito se encontram com a arte. Os debates se concentrarão nas áreas filosóficas clássicas como a política, a ética, a epistemologia, a estética, bem como as novas abrangências sobre as temáticas da legitimidade, da legalidade, da soberania e da criatividade jurídicas.

 

  APOIO PATROCÍNIO